Blog

Blog 1

Segurança da Informação - Novos horizontes novos desafios

03 Março 2016 by Marco Aurelio

   Existe momentos em nossa vida que é necessário aceitar novos desafios para poder crescer profissionalmente. Geralmente esta decisão envolve riscos, porém a cada dia surgem novas ameaças. Devemos permanecer parados diante destas questões? Muitos ainda hoje se acomodam com a experiência que tem, não desejando crescer profissionalmente, obter novos conhecimentos ou ainda só agir se algo acontecer.

   Novos horizontes, novas ameaças e o mesmo desafio, manter a segurança de seu ambiente na internet. Esse é um tema bastante complicado, e principalmente pelo paradigma que enfrentamos de que contratar serviços de segurança é o mesmo que incorrer em um gasto, quando na verdade estamos falando de investimentos e da preservação dos clientes e da imagem da empresa, além de evitar perdas diversas. Por outro lado, todos os dias milhares de ameaças virtuais tomam vida, e é muito comum que novas soluções sejam lançadas e oferecidas para o mercado a fim de lidar com essas ameaças. Infelizmente muitas dessas soluções têm um propósito nobre, mas enganador, garantir 100% da segurança do ambiente virtual das empresas, o que nos dias de hoje é IMPOSSÍVEL!

   Se já é um mega desafio manter um nível de segurança alto para nossos ambientes, imaginem ter de lidar com dezenas de soluções que dizem fazer a mesma coisa, saber quanto e até onde investir, saber se realmente a solução nos atende e é efetiva, e ainda lidar com um cenário onde a presença de pequenas e médias empresas aumenta muito na internet e muitas dessas não possuem uma área de segurança da informação. Ah, agora sim temos um desafio grande!!! Vivemos em um mundo onde a privacidade é algo a cada dia mais raro, onde a informação é um ativo a cada dia mais valioso, onde a internet a cada dia é mais indispensável e mais utilizada para nos trazer facilidades e nos conectar com tudo, mas também mais e mais utilizada o cyber-crime e o cyber-terrorismo.

   É preciso crescer diariamente, atualizar-se e fazer do desafio uma oportunidade para avançar. Deve ser um exercício constante em nossa vida.

Obrigado.

Comentarios (0)

Faça um comentário